COVID 19 E O PODER DO AUTO SUGESTIONAMENTO

Por Marcio Santim

Gostaria de esclarecer os leitores sobre alguns efeitos psicológicos causados pelo impacto das informações sobre a pandemia enfrentada pelo mundo na atualidade, a fim de se evitar sofrimentos psicológicos desnecessários bem como o aparecimento de sentimentos de pânico que podem piorar a situação a nível social.

Apesar da gravidade frente à saúde pública, relacionada à proliferação do vírus, em que não entrarei no mérito, devido aos inúmeros esclarecimentos acerca disso dados por diversos profissionais da área nos meios de comunicação, precisamos estar cientes de que contaminações psicológicas diante do Covid 19 também podem trazer sérias consequências tanto para as pessoas quanto para a sociedade em geral.

O que chamo de contaminação psicológica diz respeito ao fato de várias pessoas começarem a achar que estão com sintomas característicos da doença em questão, sem maiores evidências de terem sido necessariamente contaminadas pelo referido vírus.

Esse fenômeno é comum e decorre significativamente do bombardeio de notícias relacionadas ao assunto que impregna os veículos de comunicação e os círculos de conversas existentes no cotidiano.

Esses estímulos desencadeiam uma série de sentimentos desagradáveis, principalmente caracterizados pelo medo e pela insegurança que todos possuem em níveis variáveis, mas que evidentemente em situações de catástrofe tendem a aflorar de maneira muito mais acentuada.

Nesse ponto, encontramos um sério problema em termos psicológicos, pois o medo em que uma das suas principais funções é nos proteger do perigo, numa situação alarmante como essa por que estamos passando, pode contrariamente nos expor muito mais frente a ele.

E qual é o perigo? Justamente a contaminação que desejamos a todo custo evitar.

Em situações como essa, a dinâmica psicológica apresenta-se mais ou menos assim: as pessoas ficam rodeadas por informações, imagens, sons, enfim por todas as formas de estímulos provenientes de um único assunto ou fato, que por sinal, não é algo banal e tem o potencial de causar danos imensuráveis na vida de cada um.

Como resposta subjetiva a essa intensa exposição, há grande possibilidade de certos sintomas físicos, tais como corizas ou tosses, em que numa situação normal seriam interpretados como manifestações de um simples resfriado, serem amplificados a nível perceptivo e considerados como fortes indícios de infecção causada pelo Covid-19.

Por via de regra, essas pessoas começam a se desesperar e partem rapidamente à procura de auxílio médico nos hospitais, no intuito de realizar exames para descartar a possibilidade de terem contraído o vírus.

Porém, numa situação tal qual estamos vivendo, exatamente por meio desse tipo de comportamento, essas pessoas, além de provocar a superlotação dos hospitais, estarão muito mais expostas para contrair a doença, visto que nos estabelecimentos de saúde há obviamente maior concentração desse vírus. De certa forma, seria como se essas pessoas fossem diretamente ao encontro daquilo que elas tanto querem evitar: a contração da doença.

Assim, podemos afirmar a necessidade das pessoas antes de se dirigirem aos centros médicos, procurarem se informar muito bem sobre os sintomas relativos ao Covid 19, a fim de não se deixarem influenciar por esse amplificador de sensações, conhecido também como auto sugestionamento que pode ser considerado como um processo psíquico que modifica ou até mesmo produz determinadas manifestações físicas, principalmente quando as pessoas estão diante a estímulos massivos provocadores de tensão psicológica.

Outra atitude importante a ser citada para que as pessoas possam retomar a racionalidade e sair desse ciclo de angústia provocada pelo auto sugestionamento relativo à crença de serem portadoras dessa doença, quando na realidade os sintomas apresentados por elas não lhe condizem, refere-se à retirada do foco da atenção nessas notícias, por mais difícil que esse comportamento possa ser em um momento como esse.

Cadastre-se agora para receber em primeira mão a serie Black Mirror

por márcio santiM

loading...
IAPPF © 2018 | Todos os direitos Reservados. Desenvolvido por Épica Creative