Por Antonio Pessotti
Não há quem não tenha ouvido a frase “Música faz bem”. Aliás, ela, a Música, é necessária no momento que passamos, de isolamento social devido à pandemia. É necessária porque nos ajuda a superar as crises emocionais, ganhar ânimo diante de situações tensas, passar o tempo, enfim.
Mas, será verdade tudo isso? O que a Ciência nos mostra? A prática nos convence há séculos, e, mais recentemente, com as manifestações na Europa durante os períodos mais críticos do isolamento social.A seguir, faço a exposição de três estudos recentes sobre a relação Música e Psicologia.
Susan Hallam (Psychology of Music, 2018) levanta várias questões: como a Música afeta nosso humor? Qual a melhor forma de desenvolver habilidades musicais? Como a definição de Música muda entre as culturas?
A autora explica que o campo da Psicologia da Música explora o impacto importante que a música tem em nosso cotidiano, e sua influência na sociedade, grupos e indivíduos. Esse campo de estudo demonstra como a Música pode beneficiar nossa atividade intelectual, saúde, bem-estar,além de examinar a habilidade musical como “dom” e algo que pode ser desenvolvido durante aprendizado e prática.
É notório que a Música aprimora nossa compreensão de humanidade e da vida moderna, e, segundo a autora, a Psicologia da Música nos mostra a significância da Música, e o poder que ela tem sobre nosso comportamento.
Swathi Swaminathan e E. Glenn Schellenberg (Emotion Review, 2015) discorrem sobre o fato da Música ser um Universal, algo conhecido por todo ser vivo (até mesmo, extraterrestres?), pois, ao menos parcialmente ela permite expressar emoções e regular os afetos. As associações entre música e emoção têm sido examinadas regularmente por pesquisadores da área da Psicologia da Música.
Os autores revisam achados recentes em três áreas:a) a comunicação e a percepção da emoção na música, b) as consequências emocionais do ouvir música, e c) fatores preditores das preferências musicais.
Ian Cross (Psychology of Music, 2014) discorre que há um consenso sobre o fato da música ser universal e comunicativa. O diálogo musical é considerado um elemento-chave em muitas práticas terapêuticas, porém,a ideia de que a música é um meio comunicativo tem pouca atenção nas Ciências Cognitivas, com poucas e limitadas pesquisas, e, consequentemente, com relevância limitada para a musicoterapia.
O autor usa evidências etnomusicológicas e uma compreensão da comunicação derivada do estudo da fala para esboçar uma estrutura na qual situar e entender a música como prática comunicativa.
Ele descreve alguns dos principais recursos da música como meio participativo interativo – incluindo arrastamento e intencionalidade flutuante – que podem ajudar a sustentar o entendimento da música como comunicativa e que podem ajudar a orientar abordagens experimentais na ciência cognitiva da música para esclarecer os processos envolvidos na comunicação musical e nas consequências do envolvimento na comunicação através da música para os indivíduos em interação.
Segundo o autor, isso sugere que o desenvolvimento de tais abordagens pode permitir que as ciências cognitivas forneçam uma compreensão mais abrangente e preditiva da música em interação, o que poderia ser um benefício direto para a musicoterapia.
O artigo de Orii McDermott, Martin Orrell, Hanne Mette Ridder (Aging and Mental Health, 2014) trata de aspectos clínicos,específicos à demência. Segundo o levantamento dos autores, apesar da popularidade das intervenções baseadas na música no tratamento da demência, há um conhecimento limitado de como e por que as pessoas com demência consideram a música benéfica para o seu bem-estar.
Os autores fizeram estudo qualitativo para desenvolver insights adicionais sobre as experiências musicais de pessoas com demência, e explorar o significado da música em suas vidas.
A pesquisa dividiu em grupos focais separados e entrevistas com (1) residentes em casas de repouso com demência e suas famílias, (2) clientes de pronto atendimentos com demência, (3) equipe de atendimento domiciliar e (4) musicoterapeutas. Os achados da análise temática foram investigados à luz de fatores psicossociais com o objetivo de desenvolver um modelo teórico sobre música na demência.
Os resultados relatados pelos autores foram seis. A acessibilidade da música para as pessoas em todas as fases da demência; os laços estreitos entre a música, a identidade pessoal e os eventos da vida; a importância da construção de relacionamentos através da produção musical foram particularmente destacados como valiosos.
Eles desenvolveram um modelo psicossocial da música na demência, que revelou a importância da música para apoiar a psicologia pessoal de pessoas com demência e a psicologia social do ambiente doméstico de cuidado. Esse estudo demonstrou que os efeitos da música vão além da redução dos sintomas comportamentais e psicológicos.
A preferência individual da música é preservada durante todo o processo de demência. Manter a conexão musical e interpessoal ajudaria a valorizar quem é a pessoa e manter a qualidade de sua vida.
Esses estudos, como exposto, demonstram que a Música realmente faz bem, praticando, ouvindo. Vai além do desenvolver nossa interioridade, vai até o outro, até a interação social. Esses tópicos já foram discutidos também por outra área: a Filosofia da Música. Mas, esse é outro assunto a ser desenvolvido, futuramente.
Vídeo de entrevista na integra:https://www.youtube.com/watch?v=YEgDz09Oooc&t=29s
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |